Bom, pessoalmente, essa aula foi a mais complicada no tocante ao entendimento. Como faltei na última aula presencial do componente, o acúmulo de conteúdo me prejudicou bastante, por isso a apresentação do diário de bordo dos colegas colaborou de certa forma para que eu me situasse no componente.
Após a apresentação costumeira do diário de bordo, o docente apresentou uma lista de exercícios (que se encontra disponível no site do mesmo), para o treinamento do último conteúdo ensinado na aula, de maneira que os alunos conseguissem fixar o que foi ensinado pelo professor, facilitando o aproveitamento do componente, assim como o andamento dos futuros encontros. O professor ficou disponível para esclarecer eventuais dúvidas que surgiam no andamento da lista de exercícios e isso colaborou muito para o entendimento individual e coletivo dos alunos.
Depois do tempo para resolução de exercícios, como previsto no calendário do componente, o professor iniciou a explicação do próximo conteúdo da grade do componente Matemática e Espaço: Geometria Sona.
Os desenhos Sona são oriundos da herança cultural dos Quiocos, na Angola e no Congo. A cultura desse povo é muito admirada e também conhecida por ter aspectos que
remetem ao decorativo, como trabalho em ferro, tatuagens, construções de esteiras, cestos,
pinturas em paredes, esculturas e os desenhos na areia, conhecidos como Sona. Os desenhos Sona, vão muito além de um desenho simples, são desenhos que
envolvem os aspectos sociais, culturais, filosóficos e artísticos de um povo.
O docente pediu que utilizássemos a folha de papel A4, a régua e o lápis para começar a treinar o conteúdo. As linhas são traçadas como se fossem raios de luz refletindo em paredes espelhadas (bordas do retângulo), formando sempre um ângulo de 45 graus. A quantidade de fios utilizados para executar a atividade corretamente pode variar, dependendo do tipo de lusona a ser feito.
O professor pediu que praticássemos esse conteúdo na aula e em casa também. Ele pediu que ao treinarmos, preenchamos uma tabela com o número de linhas, colunas e fios que utilizamos para fazer cada um dos exercícios para que na aula posterior, possamos estabelecer algumas relações a repeito desse conceito.
Após as práticas, o professor pediu que levássemos novamente uma folha de papel A4, uma régua e um lápis, além de preencher a tabela citada acima. Após isso, os discentes foram liberados e a aula terminou.


Nenhum comentário:
Postar um comentário