A aula do dia 30, como de costume, iniciou com a apresentação dos diários de bordo e o professor falou sobre as questões que compõem a prova que deve ser entregue até a próxima aula e também sobre os requisitos exigidos por ele para o envio da atividade avaliativa.
Logo após isso, estudamos Escher, com:
- Técnicas de construção de ladrilhos;
- Pavimentação com ladrilho único;
- Oficina de construção de ladrilhos;
Um pouco sobre Escher, conforme o ebiografia:
M. C. Escher (1898-1972) foi um artista gráfico holandês, conhecido por seus trabalhos em xilogravuras e litogravuras que representam obras fantásticas, incomuns, com várias perspectivas, geradoras de ilusão de ótica no observador. Foi considerado um artista matemático, sobretudo geométrico.
Algumas obras de Escher:
O professor também passou um vídeo chamado Isto é Matemática
T05E09 O Estranho Mundo de Escher, que falava sobre como assentar azulejo
matematicamente.
Falamos também sobre a Tesselação, uma técnica de Escher e o professor passou outro vídeo chamado: Desvendando a técnica de Escher, que mostra como reproduzir a tesselação. Para exemplificar, veja a imagem abaixo.
Então o professor pediu que, a partir de um quadrado,
construíssemos um novo ladrilho (que pavimente o plano). Para isso, seguimos as
etapas abaixo:
- Marque um quadrado de 16 cm;
- Com um compasso, construa um semicírculo de 4 cm de raio;
- De modo análogo, construa mais um semicírculo;
- Construa os dois próximos semicírculos;
- Então obtemos uma figura.
- E ao recortar o ladrilho, temos uma imagem.
Conhecemos também, um ladrilho em forma de peixe a partir de um quadrado que foi criado, também, por Escher. Veja abaixo:
Depois, o professor pediu que, com os grupos da Mostra AC, criássemos
um ladrilho com a forma de algo conhecido, que pavimente o plano.
O docente também pediu que preenchêssemos os diários de bordo
e que cada grupo da Mostra AC leve cartolina, régua, tesoura, compasso e um
dado para a aula. Assim, o encontro do dia 30 se findou e os alunos foram
liberados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário