terça-feira, 31 de julho de 2018

AULA 7- 30/07/2018

A aula do dia 30, como de costume, iniciou com a apresentação dos diários de bordo e o professor falou sobre as questões que compõem a prova que deve ser entregue até a próxima aula e também sobre os requisitos exigidos por ele para o envio da atividade avaliativa.

Logo após isso, estudamos Escher, com:
  • Técnicas de construção de ladrilhos;
  • Pavimentação com ladrilho único;
  • Oficina de construção de ladrilhos;
Um pouco sobre Escher, conforme o ebiografia:

M. C. Escher (1898-1972) foi um artista gráfico holandês, conhecido por seus trabalhos em xilogravuras e litogravuras que representam obras fantásticas, incomuns, com várias perspectivas, geradoras de ilusão de ótica no observador. Foi considerado um artista matemático, sobretudo geométrico.


Algumas obras de Escher:



O professor também passou um vídeo chamado Isto é Matemática T05E09 O Estranho Mundo de Escher, que falava sobre como assentar azulejo matematicamente.

Falamos também sobre a Tesselação, uma técnica de Escher e o professor passou outro vídeo chamado: Desvendando a técnica de Escher, que mostra como reproduzir a tesselação. Para exemplificar, veja a imagem abaixo. 

Então o professor pediu que, a partir de um quadrado, construíssemos um novo ladrilho (que pavimente o plano). Para isso, seguimos as etapas abaixo:
  1.       Marque um quadrado de 16 cm;
  2.       Com um compasso, construa um semicírculo de 4 cm de raio;
  3.        De modo análogo, construa mais um semicírculo;
  4.        Construa os dois próximos semicírculos;
  5.       Então obtemos uma figura.
  6.        E ao recortar o ladrilho, temos uma imagem.

Conhecemos também, um ladrilho em forma de peixe a partir de um quadrado que foi criado, também, por Escher. Veja abaixo:


Depois, o professor pediu que, com os grupos da Mostra AC, criássemos um ladrilho com a forma de algo conhecido, que pavimente o plano.
O docente também pediu que preenchêssemos os diários de bordo e que cada grupo da Mostra AC leve cartolina, régua, tesoura, compasso e um dado para a aula. Assim, o encontro do dia 30 se findou e os alunos foram liberados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AULA 9- 13/08/2018

A aula número 09, do dia 13 iniciou com a apresentação dos diários de bordo, como ocorre habitualmente. Após isso, estudamos a GEOMETRIA DA...