Em seguida começamos com o assunto de fractais, onde estudamos:
- Triângulo de Sierpinski;
- Técnicas de construção de Fractais;
- Introdução à Geometria das Transformações;
Eu gostei da aula, e considerei o conteúdo muito interessante. De acordo com o que eu entendi do conceito de fractais, os fractais são objetos em que todas as partes dele são iguais ao objeto completo. Ou seja, os padrões da figura inteira se repetem em cada parte dela, só que menorzinho. Veja:
Eu coloquei mais imagens de plantas pois amei os exemplos da natureza em que podemos ver os fractais!
Após isso, o professor pediu para que a gente se reunisse com o grupo da Mostra AC e fizéssemos um triângulo equilátero, traçássemos retas e fizéssemos o ponto médio entre elas. Em seguida nós jogamos um dado várias vezes e tínhamos que traçar retas nos pontos que o dado indicava conforme o número. Veja ao lado, o resultado do triângulo que meu grupo fez:
Então, o docente explicou a teoria do caos, e mostrou que se traçássemos essa reta infinitas vezes chegaríamos ao mesmo desenho, o que para mim pareceu uma loucura, mas funcionou.
Nós também estudamos o Triângulo de Sierpinski, que é conhecido como FRACTAL que pode ser dividido em várias partes, mas continua mantendo o processo de formação do todo. veja um exemplo dele abaixo:
Após isso o docente pediu que descobríssemos a medida dos lados e áreas dos quadrados de um fractal, e eu não gostei muito dessa parte porque achei mais complicada, mas foi interessante de se ver a lógica disso. Vimos outros exemplos de fractais também.
Por fim, o docente solicitou que nós preenchamos o diário de bordo e traga para a próxima aula, papel milimetrado, régua e compasso. Então a aula terminou e nós fomos liberados mais cedo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário