A aula do dia 18, foi a segunda aula do componente Matemática e Espaço. Haviam algumas pessoas do CUNI (Colégio Universitário) da cidade de Porto Seguro, juntamente com os alunos da Sede da UFSB.
No início da aula, os alunos da Sede, que já tinham aula com o Elivaldo (professor responsável pela ministração do mesmo na sede), apresentaram o diário de bordo da aula anterior (dia 11), num tempo de 30 segundos até 1 minuto, estabelecido pelo docente. Após isso, foi solicitado que os estudantes pegassem o material que o professor orientou que trouxessem (4 folhas de papel cartão, de duas cores, cortados em fitas) e se reunissem em duplas ou trios para que pudéssemos praticar os Trançados Amazônicos do povo indígena Bora, tema da aula da semana em questão.
A aula era dividida em 3 partes: Construção, Identificação e Matematização dos trançados bora.
CONSTRUÇÃO: O professor colocou um exemplo de mariposa e pediu que cada dupla/trio construísse o trançado representado no data show. Com a orientação do docente, todos conseguiram executar a atividade proposta e puderam visualizar o trabalho de cada dupla ou trio.
IDENTIFICAÇÃO: Ao fim da primeira etapa, o professor começou a explicação de como identificar os trançados. O docente mostrou cada parte que compõe o trançado:
- Centro;
- Primeiro anel concêntrico (quadrado dentado);
- Segundo anel concêntrico (quadrado dentado);
MATEMATIZAÇÃO: Utilizando os recursos matemáticos, é possível identificar mariposas com o uso do terno ordenado: (a,b,c).
- A - Dimensão do Centro;
- B - Quantidade de anéis (incluindo o centro);
- C - Largura dos anéis dentados consecutivos;
O professor deu alguns exemplos de mariposas com suas devidas identificações e os alunos puderam praticar mais uma vez em sala a construção de uma mariposa e pediu que dessemos a identificação dessa mariposa.
Outra coisa que foi explicada na aula é: Como determinar o número de fitas necessárias para construir uma mariposa (a,b,c) qualquer? Para isso há uma fórmula que calcula o número de fitas necessárias:
nf (a,b,c) = 2a + 4c(b-1)
Ou seja, no caso de uma mariposa (5,3,2), que é o exemplo explicado em aula, teríamos, através da aplicação da fórmula acima:
nf (5,3,2) = 2*5 + 4*2(3-1) =
= 10 + 8*2
= 10+16
=26
Então, nesse exemplo, precisaríamos de 26 fitas, (13 de cada cor), para fazer a mariposa.
Outra coisa que estudou-se em classe foi: Como criar uma mariposa quadrada? Para isso é necessário apenas multiplicar a quantidade de fitas pela altura da fita.
Com a realização da aula, vários conteúdos matemáticos foram aplicados, como: funções, terno ordenado, simetria, matrizes, etc,. Então foi possível notar que é possível lincar matemática e arte de forma muito eficiente. De maneira prática, as mariposas são utilizadas para artesanato.
Os alunos tiveram suas dúvidas esclarecidas e após isso, o professor passou alguns exercícios para serem feitos em casa para exercitar os conteúdos estudados em classe, solicitou que fosse feita a leitura do texto "Trançados Amazônicos" cujo link está no site do professor e os discentes foram liberados.
Abaixo estão algumas das imagens tiradas em classe, das mariposas feitas na prática da construção de mariposas:
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Mariposa de tiras amarelas e rosas feita por dupla de alunos na atividade prática da aula. |
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Mariposa de tiras laranjas e cinzas feita na aula de Matemática e Espaço |
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Mariposa de tiras rosas e azuis |
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Mariposa de tiras rosas e pretas |
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Mariposa quadrada feita em aula |
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Mariposa de tiras verdes e brancas |
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Mariposa de tiras azuis e amarelas |
Arrasou na descrição da aula, narrativa incrível!
ResponderExcluirObrigada Manuu!!!
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